1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1[Tutorial] Valores duma linha em ADSL Empty [Tutorial] Valores duma linha em ADSL - Dom 18 Abr 2010 - 14:35

DJPRMF

Administrador
DJPRMF
Decidi escrever este tutorial para ajudar o pessoal a saber interpertar os valoress fornecidos pelo router\modem sobre o estado da linha telefónica.
No meu caso com Clix 20 MB o meu router dá-me os seguintes valores:

Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 19794526
Local SNRMargin 10.5 dB
Local Line Attn 16.5 dB
Local Tx Power 9.9 dB
Remote Line Attn 6.5 dB
Remote SNRMargin 25.5 dB

Aqui os valores que realnebte interessam são os seguintes:
Local SNRMargin 10.5 dB
Local Line Attn 16.5 dB

O SNRMargin baixa quando maior é a velocidade dos downloads que temos á nossa disposição.....é prefirivel que os valores não sejam menores que 10 db porque senão a nossa ligação pode ficar instável e teremos quedas ao longo do dia. Mas duma maneira geral o SNRMargin pode estar nos 5 db e a linha permanecer estável sem quedas mas isso depende muito e não é garantido. Se uma ligação está sempre a cair ao longo do dia deve-se telefonar para o apoio tecnico do isp e pedir para baixarem um pouco a velocidade de download de forma a subir o SNRMargin. A distância a que estamos da central influi também nos valores do SNRMargin.

Como saber a distância da central em relação ao nosso router\Modem?
Local Line Attn 16.5 dB esse valor é um importante indicador da distância da central: Em ADSL 2+ 13.3 db de Attn, ou seja, atenuação equivale a 1 KM, no meu caso os 16.5 db representam 1 KM e poucos metros de distância. Quando maior a distância maiores serão os valores da atenuação e menores serão os valores do SNRMargin e menos velocidade de downloads teremos á nossa disposição. Com uma atenuação alta a ligação pode ficar lenta e instável.

Observe-se o seguinte gráfico abaixo:

O gráfico mostra os efeitos do aumento da distância entre o cliente ADSL e a central telefónica.

[Tutorial] Valores duma linha em ADSL Adslsw6

Observe-se o seguinte esquema para as velocidades:

[Tutorial] Valores duma linha em ADSL Adslgrapue8

Muitos problemas de instabilidade e lentidão das ligações derivam dai. Mas a qualidade dos routers\Modems também pesa no assunto.
Milagres é coisa que não há no caso das linhas telefónicas. A qualidade das mesmas e o factor central telefónica pesa muito na qualidade das ligações.

Os valores minimos do SNRMargin possiveis sem tornar a ligação instável é entre 5-10 db a tender mais para os 10 db do que 5 db. Mas atenção uma atenuação alta, longa distância entre a central e o cliente, e um SNRMargin de 5 db pode fazer cair muitas vezes a ligação e pode tornar a ligação muito lenta quando se usa P2P e se tenta navegar na net ao mesmo tempo por exemplo...

UPDATE IMPORTANTE
: A atenuação não dependem só da distância à central, mas também por exemplo de um factor bastante importante, a degradação do cobre. Se estiverem numa linha velha e já degradada essa atenuação dispara. E depois claro, têm a atenuação dentro da própria casa, os conectores, as ligações muitas vezes home-made, etc.
Fonte: Zwame

https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech